JACOB PORAT

Jacob Porat é um artista plástico israelita de origem polaca. Estudou música e violino no conservatório Shulamit em Tel-Aviv. Porat tem formação académica em Literatura Hebraica e Estudos Bíblicos pela Universidade de Tel-Aviv, onde realizou também os seus estudos de Mestrado em Literatura Comparada. Estudou Artes Plásticas, Pintura e Gravura no Instituto Avni em Tel-Aviv. Durante muitos anos, Jacob Porat foi professor de literatura e de estudos bíblicos, em diversas escolas em Israel. Hoje, Jacob Porat dedica-se exclusivamente às artes plásticas no seu estúdio em Jaffa. É membro da Associação Israelita de Pintores e Escultores.

O seu envolvimento e cruzamento entre áreas distintas como a música, a literatura e as artes plásticas tornou-se inevitavelmente uma parte integrante e permanente na subjectividade dialogante dos seus quadros. Jacob Porat distingue-se pela constante procura de diferentes e variadas formas de expressão. Ao longo dos anos, as suas exposições têm apresentado simultaneamente os elementos mais permanentes e os elementos mais dinâmicos do seu trabalho sob os mais diversos aspectos, dos elementos técnicos, às próprias composições e aos temas. Apesar do evidente cruzamento da Literatura no seu trabalho plástico, os quadros de Jacob Porat não são meras ilustrações de textos literários. Pelo contrário, a sua educação literária é força motriz da pintura e um facilitador da expressão mais profunda e intrincada do mapa visual.

Os quadros de Jacob Porat em geral, e a exposição Homenagem a Fernando Pessoa em particular, são a expressão de um equílibrio correcto entre o instinto do pintor, baseado na intuição subjectiva, no talento e no entendimento consciente de si mesmo, e da interpretação de temas literários.

A procura constante de Jacob Porat associa-se com a inquietude de uma infância difícil, com a sua reflexão e busca por uma identidade judaica e israelita, com a tentativa de compreensão do impacto de eventos passados e da sua história familiar, assim como do impacto do presente de Israel, da sociedade e do lugar aqui ocupado. A ligação e cruzamento constantes entre diferentes formas artísticas, fazem de Jacob Porat um artista universal em permanente diálogo entre as tensões artísticas, as tensões mais mundanas e as tensões mais subjectivas envolventes.

 

 

My first real encounter with Fernando Pessoa

Main Page

Resume

Resume-Heb.

Oils 79-89A

Oils 90 +

Nudes

Desert Spirits

Etchings

Drawings

Comments 1

Exhibitions

Woodcuts

Still Life

Romania 

Oils 79-89B

Self Portraits

 
Oil & Pencil 1988 works 2003 Works 2004 Works 2005 Lebanon-Summer 2006   Inventions 2007 Arts News
Guest Book Links Contacts Ginossar Rainer Maria Rilke